São Paulo-SP
São Paulo-SP
Resende-RJ
(11) 4563-8339 HUMAN CLINIC Rua Diogo Jacome nº 50 – Vila Nova Conceição
(24) 3358-1650 CLÍNICA MONTE SINAI R. Washington Luiz, 120 - Vila Julieta
CRM-SP
109.612
CRM-RJ
52-706523
Agende Agora

Café te dá vontade de fazer cocô? Culpa não é só da cafeína.

A relação entre a quantidade de café que você toma e o número de vezes que vai ao banheiro é quase direta. É só tomar uma xícara que a vontade de fazer cocô aparece (pelo menos na maioria das pessoas).

A teoria que explicava esse fenômeno sempre girou em torno da cafeína, que seria um estimulante natural dos movimentos peristálticos –as contrações intestinais responsáveis pela movimentação do bolo alimentar, ou melhor, as futuras fezes. Entretanto, um novo estudo, divulgado durante a Digestive Disease Week no domingo (19), em São Diego, na Califórnia, mostrou que talvez não seja só o composto o culpado pelas idas ao banheiro.

Os pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, deram café 100% arábica para ratos durante três dias e perceberam que a bebida realmente aumentou a capacidade dos músculos do intestino delgado dos animais se contraírem. Entretanto, ao darem café descafeinado aos camundongos, os efeitos foram similares.

“A cafeína pode, sim, ser um dos motivos para o aumento dos movimentos peristálticos, mas a explicação para o descafeinado ter o mesmo efeito estaria no café em si, que aumenta a acidez do estômago e esse excesso poderia acelerar o trânsito intestinal”, diz Alexandre de Sousa Carlos, gastroenterologista e médico assistente do departamento de gastroenterologia do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)….

 

  Veja a matéria completa em Viva Bem Uol

 

Dra. Elaine Moreira

Médica especialista em gastroenterologia.
Pós-graduada em Medicina Integrativa, Hospital Israelita Albert Einstein
Coordenadora do MIPRA e Membro da Comissão FBG Mulher

Buscar por categoria: