São Paulo-SP
São Paulo-SP
Resende-RJ
(11) 2157-6265 INSTITUTO ENDOVITTA R. Vergueiro, 3558 - 807 - Vila Mariana
(24) 3358-1650 CLÍNICA MONTE SINAI R. Washington Luiz, 120 - Vila Julieta
CRM-SP
109.612
CRM-RJ
52-706523
Agende Agora

Sutura Endoscópica

Tratamento da obesidade

SUTURA ENDOSCÓPICA

A sutura endoscópica vem ganhando destaque no cenário mundial e já chegou ao Brasil. A primeira gastroplastia vertical endoscópica foi realizada no Hospital Estadual Mário Covas – Faculdade de Medicina do ABC. A equipe médica responsável por este procedimento foi composta pelo Drs. Manoel Galvão, Thiago F. de Souza, Eduardo Grecco e Gustavo Quadros.

Considerada uma evolução na área de Endoscopia Bariátrica, tem sido empregada em protocolos de pesquisa e em breve estará disponível ao público. É segura, eficaz, deve ser realizada em ambiente hospitalar e sem cortes na barriga. Necessita de uma equipe treinada e acompanhamento nutricional, associada a mudanças comportamentais.

O procedimento consiste na realização de pontos no estômago, deixando-o com a forma tubular, semelhante a gastroplastia vertical cirúrgica, embora com menor risco e retorno às atividades de forma precoce e segura. A sutura endoscópica não causa déficit absortivo, somente restritivo e desta forma, desnutrição, anemias e deficiência de vitaminas não ocorrem.

Após o procedimento o paciente fica em observação por cerca de 4 horas e pode ser liberado para casa, recomenda-se uma dieta líquida. O acompanhamento é feito em consultório e pode ser necessário realizar exames contrastados ou endoscopia. Os primeiros casos realizados já são animadores, com perda de aproximadamente 14% no primeiro mês e sem complicações.

A sutura deve ser realizada por um médico endoscopista treinado para o procedimento. Para maiores informações, procure o médico um especialista.